26 março 2017

Mandato cumprido. União em Assembleia-geral



Nos termos que os Estatutos conferem realizou-se no sábado, dia 18 de Março, a Assembleia-geral. Em segunda convocatória, como vem sendo hábito. Desde sempre.

Desenvolvida uma actividade diversificada nos dois anos, conforme foi possível comprovar no Relatório distribuído aos presentes. Enfoque para as acções de carácter social, recreativo e cultural, que sempre mereceram atenção especial por parte da Direcção e uma participação extraordinárias dos associados.

Manutenção e solidificação das relações existentes com as entidades e colectividades locais foi uma preocupação constante, como já se verificara em gestões anteriores. Prova disso, as organizações conjuntas em várias actividades, como, nas duas caminhadas realizadas, “Pelas Lendas da Levada dos Mouros” e “Pelos Trilhos das Ribeiras”.
   
Elencadas as várias iniciativas levadas a cabo, sobressai, desde logo, a preocupação com a cultura e a divulgação da região, do concelho e da freguesia. “Belezas Serranas”, o almoço gastronómico em Fajão e o último Magusto no Colmeal, uma ancestral tradição, serviram como “mostra” do que temos de bom e de belo. A viagem pelas “Aldeias Históricas” levou-nos aonde estão guardados muitos testemunhos de séculos da nossa história e “Cabo Verde 2016” foi como a “cereja em cima do bolo”, em termos de participação e de organização. Experiência atrevida, assim se poderá catalogar o I Passeio TT – Rota das Colmeias. Mas que resultou. Muitos forasteiros e amantes da modalidade “invadiram” o Colmeal. Gostaram. E prometeram voltar. As paisagens são maravilhosas e as pessoas, simpáticas e hospitaleiras.

Os dois almoços de aniversário, muito participados (no conjunto 450 pessoas), serviram para um são e alegre convívio e para prestar homenagem a todos os que, ao longo de oito décadas e meia, trabalharam e se dedicaram ao Regionalismo em geral e à União em particular.

Como já vem sendo tradição, as festinhas de Natal, no Colmeal e na Unidade Residencial da Sagrada Família, na Cabreira, continuaram a reunir, em ambiente fraterno e solidário, dos mais pequenos aos mais idosos.

Assinado no mandato anterior um Protocolo de Cooperação visando a utilização do Centro Paroquial Padre Anselmo, foi em 13 de Agosto de 2015, após conciliadas algumas dificuldades, foi possível reunir os padres Anselmo Gaspar e Manuel Pinto Caetano, principais obreiros da criação e ampliação do Centro, para em ambiente festivo, se re/inaugurar o agora denominado Centro de Cultura e Convívio. Espaço melhorado com intervenções exteriores e interiores, onde, com dignidade, podem ser promovidos convívios, reuniões, actividades lúdicas e de carácter social, e onde foi servido o almoço aquando da visita do Comendador Rui Nabeiro. Em finais de 2016, o EspaçoArte, foi enriquecido com a oferta de três novos quadros, de autoria de associados da União.

O número efectivo de sócios manteve-se inalterado. 387. A perda verificada com o falecimento de dezasseis sócios e de uma desistência foi compensada com o mesmo número de admissões. O valor da quotização, face ao mandato anterior, subiu 9,98%. O património melhorou 5,65% e as disponibilidades 1,65%. O resultado do mandato foi positivo, mas afectado pelo valor dos investimentos efectuados, representou apenas 27,34% do período homólogo anterior.

A União não esqueceu, num sentido voto de pesar, os sócios que partiram e englobou num voto de agradecimento todos os que a ajudaram a manter a dinâmica para continuar a trilhar os novos caminhos do regionalismo.

Conforme o 2º ponto da Ordem de Trabalhos, foram apreciadas e votadas duas propostas para sócios honorários. António Ferreira Ramos e António Luís Nunes Duarte, no presente, os dois sócios mais antigos da Colectividade, com um historial ímpar, foram, por proposta da Direcção, por unanimidade e aclamação, aprovados sócios honorários.

A apresentação da lista para eleição dos Corpos Gerentes, para o próximo biénio, mereceu a total concordância dos presentes. De realçar o reforço feminino, não por questão de quotas, mas pelos seus valores, entusiasmo, disponibilidade, determinação e sentido de partilha.

São os seguintes, os membros eleitos:

Assembleia-Geral: Lisete de Paula Almeida de Matos (Presidente); António Santos Almeida (Vice-Presidente); Maria Paula Gaspar de Almeida Ramos (1º Secretário) e Jorge Miguel Domingos da Fonte (2º Secretário).

Direcção: António Domingos Santos (Presidente); Maria Lucília Domingos Pinto Carreira da Silva (Vice-Presidente); Diana de Almeida Ramos (1º Secretário); Francisco José Carreira da Silva (2º Secretário); Artur Domingos Fonte (Tesoureiro); Anabela Cerejeira Almeida Domingos (1º Vogal) e Joaquim Luís Pinto (2º Vogal).

Conselho Fiscal: António Manuel Henriques Mendes Domingos (Presidente); José Manuel da Costa Ramos (Relator) e Álvaro de Jesus Martins (Vogal).

Delegação no Colmeal: José Álvaro Almeida Domingos (Presidente); Catarina Alexandra Cerejeira Domingos (Secretário); Tiago Cerejeira Domingos (Tesoureiro); Maria Clara Rodrigues Almeida Loureiro e Elisabete Maria Dias Castanheira (Vogais).

A tomada de posse foi efectuada na segunda-feira seguinte, 20 de Março.

UPFC 

Sem comentários: