01 março 2017

II PASSEIO TT – ROTA DAS COLMEIAS


Foi no passado domingo, 19 de Fevereiro.
A manhã acordou envolta numa névoa branca que o Sol aos poucos fez debandar serra acima.
Dezenas de jeeps e motos engarrafaram a rua principal do Colmeal. Uma aldeia completamente diferente do habitual. Literalmente invadida por quem veio de Penacova, Coimbra, Lorvão, Penela, Urgueira, S. Martinho da Cortiça, Tábua, Arganil, Lisboa, Góis, Sarzedo, Maladão, Alcarraque, Poiares, Vila Nova do Ceira, Alvares, Catraia dos Poços. Havia movimento, havia cor, havia ruído dos escapes, havia habilidades de um ou outro numa primeira exibição das suas máquinas.






No Centro de Cultura e Convívio as inscrições eram feitas no piso de entrada. Todos recebiam uma lembrança alusiva, numa gentileza de Elisabete Castanheira, Amílcar de Almeida, da Câmara Municipal de Góis, Junta da União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal, Góis Moto Clube, entidades que connosco colaboraram e tornaram possível a realização deste segundo passeio todo terreno. 
O pequeno-almoço, reconfortante, foi tomado no piso superior. Canja de galinha, moelas, orelha de porco, pastéis de bacalhau, rissóis de camarão, croquetes, pasteis de bacalhau, chamuças e sandes variadas. Sumos, cerveja e vinho, café d’avó e umas filhós espectaculares.









No Cantinho da Saudade, foram transmitidas aos condutores as indispensáveis recomendações a ter em conta durante o percurso. Seguidamente, motos e jeeps arrancaram para os itinerários traçados por montes e vales, por vezes próximo de aldeias e casais, vencendo subidas e descidas, enfrentando algumas dificuldades que o tractor, o guincho, a solidariedade e o companheirismo iam resolvendo. O dia estava bom e a temperatura agradável. Visibilidade total que permitia apreciar a magnífica envolvente do percurso, pincelada pelo amarelo das mimosas.












Relva do Meio, Vale da Ramalheira, Cimo do Brejo, Vale da Lobeira, Sancho e Cabeço do Gato, foram alguns dos pontos contemplados no itinerário.

Nas instalações do Carlos Fontes de Almeida, grande entusiasta da iniciativa, foi servido o almoço para cerca de duzentos participantes, familiares e amigos. Sopa serrana, arroz de miúdos, leitão e batata frita, para além de saborosas sobremesas, muitas delas confeccionadas pelas senhoras que trabalharam afincadamente na organização deste convívio. Nem o café faltou.




Na Portela, tal como no ano anterior, uma enorme moldura humana, curiosa e por vezes incrédula, seguia todas as movimentações das máquinas. A pista de obstáculos, facultativa, não dava tréguas e algumas situações ficaram-se pelas intenções. Os guinchos ajudavam a resolver.



























Este II Passeio TT – Rota das Colmeias só foi possível graças à enorme adesão dos participantes, patrocinadores e apoios que desde o primeiro momento recebemos da Câmara Municipal de Góis, Junta da União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal e do Góis Moto Clube. Da Guarda Nacional Republicana e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que nos concederam as necessárias autorizações, comunicação social regional, na divulgação efectuada e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis com a presença de uma ambulância.

Um agradecimento muito especial ao Carlos Fontes de Almeida, Tiago Domingos, José Álvaro e Nelson Henriques, rostos mais visíveis da organização em que se empenharam durante vários meses. Ao Zé Nunes e à Ana pela confecção do excelente almoço. À Anabela, Ilda, Elisabete, Catarina, Leonor, Lucinda, Inês e Joana, pelo incansável apoio dado na cozinha e no serviço de refeições. A eles e a todos quantos participaram neste II Passeio TT – Rota das Colmeias se deve o sucesso alcançado. Todos estamos de parabéns.

UPFC
Fotos de A. Domingos Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma multidão! Fabulosa mais esta demonstração de inegável iniciativa e capacidade de organização! Também, com canja de galinha ao pequeno almoço, não podia ser mais promissor! Parabéns aos participantes e organizadores.

Abraço

Lisete de Matos

Anónimo disse...

Dá gosto ver iniciativas que, tal como esta, levam animação e colorido à nossa serra, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer a nossa paisagem (imagens lindas!) e a nossa hospitalidade (fiquei com água na boca!) - parabéns à organização!

Deonilde Almeida