13 novembro 2015

MAGUSTO no Colmeal


Foi no passado dia 1 de Novembro, domingo, pelas três da tarde, no Largo da nossa aldeia que tivemos o nosso magusto, como é habitual. O tempo não esteve  mau,  pois a chuva só nos visitou no final, o que muito nos agradou e ajudou nesta realização.

Os nossos conterrâneos e amigos estiveram neste convívio da União que foi condimentado com castanhas, torresmos e jeropiga que, como habitualmente, deliciaram todos os presentes.

As fotos que se seguem dão disso testemunho. Boa disposição e tudo a correr de feição.















O nosso muito obrigado a todos pela Vossa presença.

Fotos de Francisco Silva

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente convívio... Obrigado pela oportunidade!!!

Armando Almeida, (Açor, Colmeal)

Anónimo disse...

Parabéns aos organizadores. As castanhas estavam ótimas e os participantes animados e agradados. A disponibilidade para a organização destes eventos é muito gratificante. Obrigada.

Foi um dia de Todos os Santos em cheio, de manhã, com a celebração da Missa, seguida de romagem de oração ao cemitério, de tarde, com o magusto. Sem prejuízo do interesse da sua realização em qualquer dia, desde que represente convívio e bem-estar, o magusto até ocorreu no dia em que era tradicional, na zona, por se tratar de uma festividade dos vivos sucedânea de um antigo culto dos mortos. O S. Martinho não era celebrado. A antecipação da romagem ao cemitério – que é uma solenidade do dia dos Fiéis Defuntos - fica a dever-se à falta de sacerdotes e, provavelmente, também de paroquianos, para a realizarem no do dia seguinte.

A propósito de cemitério, apresentava-se uma vez mais muito cuidado. Tratando-se, embora, de uma competência, pessoalmente, agradeço à Junta de Freguesia. Estava mais vivo, assim arranjado e animado pela presença saudosa das pessoas, a frescura e o colorido das flores naturais.

Lisete de Matos
Açor, Colmeal