14 janeiro 2012

A abelha



Vem o quinzenário O Varzeense apresentando com regularidade o Calendário do Apicultor onde são enumerados alguns procedimentos a observar durante cada mês.
É uma iniciativa de louvar pelo interesse que tem na região onde a colmeia, a abelha e o mel fazem parte do quotidiano das pessoas.

Não sendo eu apicultor achei que devia aqui trazer esta pequena nota. E porquê? Porque estando a catalogar uma série de livros que recentemente nos foram oferecidos para a Biblioteca da União no Colmeal dei com um Compêndio de Biologia do antigo 6º ano dos liceus (hoje 10º ano), que me despertou a curiosidade e levou a folheá-lo.



Dei comigo a voltar aos bancos da escola e a recordar matérias que, para passarmos o ano, tínhamos que saber na ponta da língua. Voltei a ler o que tinha aprendido sobre a abelha, um artrópode pertencente à classe dos insectos.
Não tenho pretensões de ensinar nada aos nossos apicultores mas que foi bom voltar ao liceu... lá isso foi. Sempre é bom encontrar coisas esquecidas na nossa memória.

António Santos

O Varzeense Nº 568 de 30 de Outubro de 2011
Compêndio de Biologia – 6º ano – Pires de Lima e Augusto Soeiro (Porto Editora)

Sem comentários: