21 maio 2011

Caminhada "Na Rota dos Moinhos"

Já nos referimos anteriormente e por várias vezes à nossa caminhada deste ano. “Na Rota dos Moinhos” foi no passado dia 14. Agora, vamos poupar-vos nas palavras e partilhar convosco algumas das fotografias que fomos tirando pelo caminho.
Antes da hora prevista os participantes foram dando um pouco de animação ao Largo e a primeira parte do percurso fez-se com um enorme sorriso estampado no rosto.
A passagem pela Ponte, onde ainda se mantém de pé um dos moinhos desta rota, fez-se sem problemas de maior.
A subida para o Carvalhal ainda estava no começo. Mais acima e olhando para trás, via-se o Largo deserto. A vista para o Colmeal, que ia ficando cada vez mais distante, era deslumbrante. Os participantes iam serpenteando por aquele caminho que muitos deles conheciam quase de olhos fechados.
Carvalhal já não estava longe e a sua silhueta recortava-se no azul do céu. Sem grande esforço, pelo menos aparente, os participantes iam chegando por aquela vereda junto ao lavadouro.
A União e Progresso do Carvalhal que desde a primeira hora se disponibilizou para colaborar connosco “Na Rota dos Moinhos” a todos recebeu, nas instalações da antiga escola, com muito carinho e simpatia.
Os seus dirigentes mostraram como as gentes da serra sabem bem receber quem os visita. O “reforço energético” estava formidável… mas havia que continuar. Um diploma alusivo à caminhada foi entregue a Manuel Moreira, presidente da União e Progresso do Carvalhal, que não conseguia disfarçar a sua satisfação perante todos estes “pacíficos invasores”.
Com a Cortada já por perto olhávamos o Carvalhal lá no alto. Algures, escondidos pela folhagem, os participantes vinham descendo, ao mesmo tempo que apreciavam ao seu redor toda a beleza da nossa biodiversidade. O Ceira, com alguma sonoridade, assinalava a sua passagem apressada por aquela garganta talhada na rocha, enquanto de soslaio olhava para as pedras que ainda resistem e onde em tempos um moinho cantarolava a sua canção.
Um gesto simpático esperava os participantes. Água fresca, mesmo a calhar, a poucos metros da travessia da ponte metálica na Cortada. Caras bonitas, sorridentes, dando um “toque internacional” à nossa caminhada. Como previsto, muitas fotografias foram tiradas. Esperamos poder partilhar convosco algumas delas.
No agradável Parque de Merendas das Seladas e com uma colaborante temperatura amena realizou-se o habitual convívio. Enquanto as pernas descansavam os dentes iam trabalhando. A juventude marcou presença e com alegria colaborou activamente. Agradecendo a presença de todos, entidades locais e colectividades congéneres, no momento da entrega de diplomas aos participantes, o presidente da União enalteceu de novo a colaboração dada pela União e Progresso do Carvalhal e referiu-se elogiosamente ao difícil trabalho que a Junta de Freguesia do Colmeal desenvolveu na limpeza dos caminhos, o que muito contribuiu para o bom êxito da caminhada.
O Dr. José Rodrigues, Vice-presidente da Câmara de Góis e Carlos da Conceição de Jesus, presidente da Junta de Freguesia do Colmeal, foram também agraciados com o Diploma da Rota dos Moinhos, tendo proferido palavras de encorajamento e satisfação pela realização deste tipo de actividades.
A União Progressiva da Freguesia do Colmeal continua a apostar na promoção dos nossos produtos regionais. Mais uma vez e com a habitual procura o queijo de cabra esteve presente.
No final do convívio, o pessoal do “staff” denotava ligeiros sinais de fadiga, o que era absolutamente normal. A caminhada, de manhã, já tinha deixado algumas marcas. As mesas e os bancos iam “voltar a casa” com um “Até breve! Vemo-nos em Agosto!”. Fotografias de Francisco Silva e António Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, senhor! A ajuizar pela descrição e pelas fotografias, foi uma caminhada fantástica. Pelo convívio e pelo contributo para uma “mente sã em corpo são”. Parabéns aos caminhantes, e aos jornalistas e repórteres de imagem.

Lisete de Matos