10 abril 2011

Comandos preparam “ataque” ao Colmeal

Sabemos apenas que têm vindo a recolher preciosas informações sobre as gentes da Serra, sobre a gastronomia e sobre as belezas naturais que esperam encontrar nesta sua arrojada incursão.
Sabemos também que irão armados com equipamentos sofisticados onde pontificam as máquinas mais modernas e com grande cadência de disparo. Pretendem recolher o máximo de imagens para mais tarde recordar e para fazer inveja aos amigos.
Levam os dentes bem afiados para enfrentar a gastronomia serrana e os olhos bem abertos para não perderem pitada do que vão ver.
Há no entanto um contra que vão ter que enfrentar e com que terão que se debater. Apenas sabem que vão encontrar pessoas cordiais, generosas, simples e simpáticas. Desconhecem por completo a região, mas isso, para eles, não constitui qualquer obstáculo. Muitos outros e bem mais difíceis enfrentaram eles, décadas atrás.
O programa é aliciante, como se pode confirmar a seguir:
1º DIA – 30 de Abril – LISBOA / ARGANIL / SARZEDO / COJA / AVÔ / PIÓDÃO / MATA DA MARGARAÇA / FRAGA DA PENA / MONTE REDONDO / ARGANIL
Saída às 08h30m de Sete Rios (frente ao Jardim Zoológico) em autocarro de turismo pela A1 em direcção a Arganil e depois Sarzedo onde será servido o almoço. Continuação por Coja e Avô até ao Piódão para visita à aldeia de xisto e ao Núcleo Museológico. Depois atravessaremos a Mata da Margaraça e iremos contemplar a imponente queda de água da Fraga da Pena.
A bonita aldeia de Monte Redondo espera-nos para ao jantar nos obsequiar com um prato regional que é candidato às Sete Maravilhas da Gastronomia. Após o jantar voltaremos a Arganil, para o alojamento e dormida.
2º DIA – 1 de Maio – ARGANIL / SENHORA DO MONT’ALTO / FAJÃO / SOITO / COLMEAL / CABREIRA / GÓIS / LISBOA
Deixamos o hotel após o pequeno-almoço para subirmos à Senhora do Mont’Alto e desfrutar da espectacular vista. Continuação para Fajão, bonita aldeia de xisto onde visitaremos o Museu de Monsenhor Nunes Pereira. Pela panorâmica estrada das eólicas rumaremos ao Rolão a caminho da simpática aldeia preservada do Soito onde visitaremos o seu Núcleo Museológico antes de prosseguirmos para o Colmeal. Pequena paragem junto à praia fluvial da Ponte para a inevitável fotografia. No aprazível Parque de Merendas das Seladas será servido o almoço. Depois, a caminho de Góis, breve paragem para apreciar o antigo Lagar da Cabreira.
Góis, vila simpática e acolhedora será o nosso último ponto de paragem antes de regressarmos a Lisboa.
A União Progressiva da Freguesia do Colmeal continuará a pugnar pela divulgação do nosso concelho e da nossa bela região na sequência do trabalho que já tem vindo a desenvolver de há anos a esta parte.
UPFC

2 comentários:

Fontes disse...

O Comando ama devotamente a sua pátria
O Comando pratica a camaradagem
O Comando ama as suas responsabilidades
Sempre generoso na vitória e paciente na adversidade
O carácter, a lealdade, a obediência são virtudes inalienáveis do Comando
O Comando não foge ao perigo, não evita as situações que possam acarretar-lhe incómodos. Incumbido de uma missão, põe no cumprimento dela todas as suas possibilidades de actuação, todas as suas forças físicas, intelectuais e morais.

Comando português e colmealense

Fontes

António da Anunciação Duarte disse...

Trata-se de mais uma excelente iniciativa que para além do natural convívio de antigos companheiros de armas, visa divulgar as belezas da Beira Serra, neste caso envolvendo 4 concelhos que são Arganil, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra e Góis.

Agradecemos desde já à Direcção da União Progressiva da Freguesia do Colmeal o facto de incluir a aldeia do Soito neste percurso, bem como o seu espaço museológico, que apesar de modesto presta um importante contributo à memória colectiva da freguesia e da nossa zona, apesar de não merecer qualquer referência num folheto publicitário local recentemente editado, o que por certo se deverá a um natural esquecimento dos responsáveis.

Infelizmente por afazeres profissionais não poderei lá estar nessa data, mas naturalmente estamos a pensar efectuar uma agradável recepção aos participantes desta iniciativa.

António Duarte