04 agosto 2010

A FESTA DO AÇOR. REVISITADA

.
Com o habitual programa profano-religioso, mas mais profano, teve lugar no fim-de-semana passado a Festa do Açor. A Festa celebra-se em honra de Nossa Senhora da Saúde, um dos atributos de Nossa Senhora de que todos carecemos. Se Deus assim o entender, lembrou o Padre Carlos, restando-nos a nós essa esperança, e a responsabilidade pela adopção de comportamentos saudáveis! Momento alto da Festa foi a actuação do Rancho Folclórico Serra do Ceira. Enquanto aguardavam a entrada em cena, os elementos mais jovens do grupo treinavam os dotes maternais, a Elsa, um dos mais antigos, espantava com o lenço o calor que se fazia sentir!
O rancho actuou com agilidade e destreza, revelando ter feito importantes progressos do ano passado para este. Muitos parabéns por isso! Continuem! Sobretudo a divertir-se, convivendo, tocando, cantando e dançando! Ah!, gostei do contentamento expresso no rosto de alguns dos elementos do rancho, e da oportunidade da sensibilização para a problemática dos incêndios que o seu presidente fez. Atrás dele, um amigo nosso fazia exercícios de aquecimento!
Os fiéis não foram suficientes para encher a catedral de azul, silêncio e meditação que o Padre Carlos viu no espaço aberto onde a missa foi celebrada, mas os que nela participaram fizeram-no com empenho e devoção. As leituras do dia falavam de desilusão com os bens terrenos e da necessidade do desprendimento deles, porque nunca se sabe a hora da chamada!
Muito pretendidos e concorridos foram as sardinhas apetitosas que a Isabel e o Zezito iam assando, e o comboio que a seguir se formou, apitando e transportando energia e boa disposição!
Embora me tenha parecido que a Festa atraiu menos participantes do que em anos anteriores, nomeadamente para as noites dançantes, foi um sucesso. Parabéns aos seus organizadores! Também pelo almoço-convívio do dia seguinte, que, para alguns, representou o melhor da Festa. A Elsa até tocou! Muito bonito!
Açor (Colmeal), 2 de Agosto de 2010. Lisete de Matos

Sem comentários: