14 junho 2010

Passeio a Fátima promovido pela Junta de Freguesia do Colmeal

No dia 29 de Maio, a Junta de Freguesia do Colmeal, promoveu um passeio a Fátima, sendo a maioria dos participantes idosos. O passeio contou com 55 pessoas, que encheram o autocarro disponibilizado pela Câmara Municipal de Góis. A viagem contou com uma paragem para o pequeno-almoço, no Manjar do Marquês, que permitiu aos participantes descansar um pouco.
Ao chegar a Fátima, os excursionistas dirigiram-se para o Santuário e puderam assistir à celebração da Santa Missa, às 11 horas, na Igreja da Santíssima Trindade. Algumas pessoas, ainda visitaram todo o recinto do Santuário. Seguiu-se o almoço na Casa das Irmãs Dominicanas, localizado em Fátima, que muito agradou a todos os participantes. Ao final do almoço, encaminharam-se para Miranda do Corvo, para uma visita à Quinta da Paiva, um parque biológico da Serra da Lousã, resultante de uma parceria entre a Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo e o Município.
Na referida quinta, puderam visitar a Quinta Pedagógica, com animais domésticos de raça Portuguesa, plantas vulgares na actividade agrícola, o labirinto de árvores de fruta e o Zoo e vida selvagem, onde observaram: cágado-mediterrânico, cão Rafeiro Alentejano, cão Serra da Estrela, coelho-bravo, corvo, esquilo, furão, gamo, garrano, ginete, javali, lebre, milhafre, muflão, pato-real, perdiz, rã-comum, raposa, rato, rola, sacarrabos, veado, lama, entre outros. Desfrutaram ainda do Museu de Miranda, com as oficinas de artesanato, olaria de barro vermelho, tapeçaria regional, cestaria e mobiliário de vime. O referido museu é um “museu vivo” garantido por artesãos, portadores de deficiência ou doença mental. A chegada ao Colmeal, fez-se por volta das 20h.00m. e era visível a satisfação de todos os participantes na actividade. A Junta de Freguesia do Colmeal, tendo em conta o sucesso desta iniciativa, pretende realizar outras de carácter semelhante, de modo a promover o convívio e o bem-estar da população residente na Freguesia. Fotos de Catarina Domingos

Sem comentários: