18 junho 2010

Morreu José Saramago

A Cultura Portuguesa está de luto. José Saramago, o único escritor português a ganhar o Prémio Nobel, morreu, aos 87 anos. A Fundação José Saramago confirmou em comunicado que o escritor morreu às 12h30 na sua residência de Lanzarote "em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila". José Saramago foi dirigente da nossa colectividade, como 1º Secretário da Direcção, entre 18 de Janeiro de 1948 e 27 de Dezembro de 1955. Esteve ligado ao Colmeal por laços afectivos aquando do seu primeiro casamento com Ilda Reis. A União Progressiva da Freguesia do Colmeal endereça a Pilar del Rio, Violante Saramago Matos e restantes familiares as mais sentidas condolências. UPFC

2 comentários:

Fernando Algarvio disse...

Recordo, com muita saudade, o dia em que era 1º Secretário da Direcção da UPFC e Fernando Costa era Presidente do Conselho Fiscal. Sabendo-me admirador de José Saramago, desencantou um livro de actas onde me mostrou os documentos por ele escritos. Fiquei de boca aberta, pois desconhecia a sua participação na nossa associação.

Hoje, no meio da consternação por termos perdido um excelente escritor, fiquei orgulhoso por a União se ter lembrado de deixar uma mensagem à sua familia.

Fernando Algarvio

Anónimo disse...

No seu livro "O Ano da Morte de Ricardo Reis", José Saramago citando Ricardo Reis,
escreve em dedicatória,
“Sábio é o que se contenta com o espectáculo do mundo”
Tentemos ser sábios, hoje e sempre, sejamos reconhecidos por esse espectáculo do mundo, a escrita de José Saramago.
Grato, mais uma vez, à UPFC pelo conhecimento divulgado e pela oportunidade de partilhar a solidariedade expressa.
Arménio Neves - Cepos