21 julho 2009

ANUÁRIO COMERCIAL DE GOES DE 1910

.
Por nos parecer bastante interessante para todo o Concelho, aqui transcrevemos o que referia sobre o nosso Concelho o último "Anuário Comercial" publicado no Reino de Portugal, nos primeiros meses de 1910, ainda Portugal era uma Monarquia: Para alguns esta nossa iniciativa não terá nenhum interesse, mas para outros, esperemos que muitos, dará um certo prazer encontrar aqui uma referência a um avô, a um bisavô, ou a mais que um, ou mesmo apenas a um parente ou a alguém que se conhece ou de que já se ouviu falar. Esta é também uma das "missões" do nosso modesto "Museu do Esporão", e não iremos ficar por aqui. (Mantivemos a caligrafia antiga do documento, mesmo assim não estamos isentos de nos termos enganado uma ou outra vez, dada a extensão da transcrição, contamos com quem nos lê para apontar esses possíveis lapsos, para posterior emenda)
COLMEAL:
S. Sebastião ( a 15 K. de Goes e a 50 K. da estação de Coimbra). Parocho: Manoel Alves Ribeiro. Regedor: Antonio Braz da Silva. Correio: Encarregado: José Francisco Mendes. Distribuidor rural: José Antão da Costa. Alfaiates: Antonio Maria Mendes. Manoel Marques Barrocas. Barbeiro: Antonio d'Almeida Freire. Carpinteiros: António da Costa d'Almeida. Francisco Antunes da Silva. Lino d'Ascenção. Commerciantes: António d'Almeida. Joaquim Dias Duarte de Almeida. José Francisco Mendes. Manoel Braz da Costa. Lavradores ou Agricultores: António d'Almeida Freire. António Braz da Silva. José Francisco Mendes. José Nunes de Almeida. Pedreiro: Manoel Joaquim d'Oliveira. Professora: Júlia dos Santos. Sapateiros: Adelino Braz d'Almeida. Manoel Martins d'Almeida.
.
in http://museudoesporao.blogspot.com

3 comentários:

ANTÓNIO MARQUES ALMEIDA disse...

Parabéns pela publicação. De veras interessante.
Já conhecia.
Sei que o meu primo Fernando Costa tinha vários anuários que faziam referências à Freguesia do Colmeal.
Uma relíquia, agora ao alcance de todos.

Unknown disse...

VERDADEIRA RELÍQUIA MEUS AMIGOS.
PODEMOS VER,ATRAVÉS DESTE DOCUMENTO O ÍNDICE DEMOGRÁFICO QUE O COLMEAL JÁ TEVE,NO PANORAMA CONCELHIO.PARABÉNS.

ANTÓNIO MARQUES ALMEIDA disse...

Para que desconhece existem (alguns em ruínas) no Colmeal pelo menos mais sete locais onde funcionaram estabelecimentos comerciais:

Primeiro) - Taberna - Na antiga casa onde funcionou a última estação de correios onde nasceram o Padre Américo e a D. Leocádia.

Segundo) -Taberna – À Capela na antiga casa do meu avô Adelino Braz de Almeida que também exercia a actividade de sapateiro.

Terceiro) - Taberna / Mercearia – Estabelecimento situado no largo, propriedade do “Tio” Benjamim. (casa situada entre os dois estabelecimentos existentes na actualidade)

Quarto) - Mercearia – Na antiga casa da dos Avós da Paula Gaspar de Almeida (à entrada da Povoação do lado esquerdo – quando se vem –“de ao longo das vinhas”)

Quinto) Taberna / Mercearia – Propriedade do Tio” Fortunato situado na Rua António Domingos Neves.

Sexto) – Taberna do “Tio Jorge “ – Situada no Barroco.

Sétimo) – Na antiga padaria funcionou um estabelecimento de mercearia e taberna (explorado pelo “ ti” Fortunato )

Oitavo) Taberna / Mercearia de António Domingos Júnior – onde funciona o actual café da Tia Maria do “ Loural “


Nono) – Taberna / Mercearia de Arménio Marques – onde funciona o actual Café Marques.

Como curiosidade refiro que alguns chegaram a vender tecido ao metro, artigos de retrosaria (linhas, fechos, botões), ferramentas, pregos, e caixões.

Existiram ainda várias oficinas onde se fabricavam artigos em ferro (ferramentas, portões, portas, camas, suportes para alguidares ou baldes)

O portão do cemitério foi feito numa forja que se situava à entrada da povoação – onde se situa o monumento construído em homenagem aos pioneiros da União. A casa foi oferecida à colectividade por António Marques da Costa para se poder alargar a estrada. Podemos visualizar à entrada da antiga loja na rua de baixo que dá acesso à Ex – escola primária.