18 maio 2009

Pelos trilhos do vento e da solidão

No passado sábado, 16 de Maio, manhã cedo começaram as incertezas quanto ao tempo. Chove? Não chove? Levanta? Vai estar bom? Pelas oito horas começaram a surgir os primeiros caminheiros para partirem do Largo rumo a Aldeia Velha. Os restantes iam ocupando os seus lugares no autocarro para iniciarem a caminhada na aldeia mais alta do concelho.
Pequeno almoço na Casa de Convívio da Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais. Café e pão de ló da avó, para além do mais, e depois a partida rumo ao nevoeiro que se quis associar à solidão nos trilhos do vento.
A torre de vigia recortava a sua silhueta no nevoeiro que nos privava de apreciar toda a paisagem à sua volta. Os caminheiros passavam pelas eólicas e só momentaneamente o nevoeiro lhes permitia uma visão rápida das gigantes do vento.
Com tempo ameno a caminhada processava-se sem quaisquer problemas. Principiava aqui a descida para a Malhada. A boa disposição é bem visível no rosto de todos quando chegavam para retemperarem as forças com queijo, enchidos e umas febras preparadas no momento pela Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais.
À chegada ao Soito, São Pedro parecia dizer aos caminheiros que estava a controlar o tempo para que tudo corresse bem. A Comissão de Melhoramentos do Soito também se quis associar a esta iniciativa e preparou umas broas esmagadas que estavam uma delícia.
No Parque de Merendas das Seladas as mesas aguardavam a chegada dos caminheiros. Depois, foi o deliciarem-se com uma sopa serrana espectacular e uma grelhada mista com arroz de feijão. As sobremesas foram, como vem sendo hábito, confeccionadas pelas Senhoras do Colmeal. O artesanato e os produtos locais estiveram presentes nesta realização e foram objecto de apreciável procura.
No momento próprio, o presidente da União Progressiva da Freguesia do Colmeal proferiu palavras de agradecimento pelas ajudas e colaboração recebidas e também de regozijo pelo modo como esta iniciativa havia decorrido. Os senhores presidentes da Junta de Freguesia do Colmeal e das Comissões envolvidas e ali presentes - Aldeia Velha e Malhada e Casais, elogiaram o evento e o espírito da realização conjunta. A Junta de Freguesia de Olival de Basto fez-nos chegar uma simpática lembrança e também Magalhães Pinto, dirigente da Associação Desportiva da Efacec que participou nesta actividade com um apreciável número de caminheiros, teve a gentileza de nos oferecer uma prenda alusiva.
Para animar os presentes ainda houve música para lembrar outros tempos. O Carvalhal e a Malhada continuam a ter bons e entusiásticos executantes. E com boas gargantas. Como não podia deixar de ser, depois foi o arrumar da casa. São Pedro foi amigo e o tempo ajudou. Vamos já preparar a próxima. UPFC

5 comentários:

C. M. Malhada e Casais disse...

Foi com muito prazer que a Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais se associou a mais uma iniciativa da sua congénere União. Estão todos de Parabéns!um bem hajam.
Saudações Regionalistas.

Jaime Santos disse...

Boa iniciativa, estive lá e gostei, a União P.F.C. e as Comissões que se associaram, estão de parabéns, continuem assim.
Jaime Santos

JM disse...

Só trabalhando conjuntamente o Regionalismo terá hipóteses de sobreviver. O vosso exemplo deverá ser seguido por outras comissões.

Anónimo disse...

Presumo que dê muito trabalho levar por diante uma iniciativa como esta. Mas abençoados os que dedicam o seu tempo e o seu esforço para que estes eventos sejam uma realidade.
Parabéns e não se cansem. Os anos vão pesando em alguns, mas quando se trabalha por gosto, ninguém se cansa.

Mariana Brás disse...

Cara União, já coloquei as minhas fotos da caminhada no meu blog em "Crónicas de uma Caminhada".

Se quiserem alguma, enviem um e-mail.

Peço desculpa pelo atraso.

Mariana