29 março 2009

COLMEAL - Canoagem no Ceira com a União

O nosso Ceira voltou a colorir-se com os canoístas que no passado dia 21 de Março nos visitaram para mais uma descida.
A “Residencial Martins” à Eira denotava desusado movimento. O fronteiro parque de estacionamento estava completamente lotado. Faziam-se os últimos preparativos e a animação era por demais evidente. A pouco e pouco o pessoal foi-se dirigindo para a Ponte de onde se iniciaria a descida. O dia estava espectacular e convidativo para este género de actividades.
Por volta das onze começaram a deslizar rio abaixo apesar da pouca água. No açude da quinta junto aos escombros do velho moinho, alguns tiveram que pegar na embarcação e assim ultrapassar este pequeno obstáculo.
No salto da Cortada, um dos pontos mais emblemáticos e interessantes do percurso, alguns “mirones” aguardavam nos pontos mais estratégicos para conseguirem o melhor ângulo para uma fotografia que mais tarde irão recordar. Observação cuidada antes do salto e a escolha do melhor ponto de passagem. Tudo correu bem e até os menos experimentados nestas andanças passaram “com distinção”.
Depois foi o deslizar até à Candosa, linda aldeia da vizinha freguesia do Cadafaz. Alguns troncos ainda no leito do rio não foram obstáculos de monta que amedrontassem os canoístas.
Passado o “túnel” da Sandinha foi num instante que foram chegando à zona do açude da Cabreira, sempre bela com as suas tulhas e o seu lagar que ainda vai funcionando. Mais uns metros e a descida chegava ao seu termo. Mas o dia não acabava ali.
Depois foi o rumar até à antiga escola primária onde uns torresmos, feitos à moda da região, esperavam pelos canoístas e acompanhantes, muitos deles vindo de longe. Um agradecimento especial aos associados Mário Martins e Carlos Dias que se empenharam na organização desta descida e naturalmente um grande bem-haja às senhoras do Colmeal que mais uma vez se quiseram associar a este evento com os seus maravilhosos doces. A nossa Delegação no Colmeal, como sempre, empenhou-se activamente nesta realização.
No domingo, os “resistentes” que ficaram no Colmeal voltaram às águas límpidas do Ceira, repetindo um trajecto mais curto entre a Candosa e a Cabreira, onde o rio é mais estreito e a beneficiar das águas que vêm das ribeiras do Sobral e do Carvalhal. A União Progressiva da Freguesia do Colmeal continuará a proporcionar eventos deste género para que seja possível atrair à nossa freguesia e ao concelho novos visitantes, que poderão vir a ser excelentes divulgadores da nossa região. P’la Direcção da UPFC A. Domingos Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Iniciativas como estas são precisas para mostrar e divulgar a nossa região, que tão esquecida está.

Anónimo disse...

boas...

gostei bastante das vossas fotos eu sou dai de perto.

porque não organizam no inverno se calhar já não teriam esse problema da falta de agua ;)