15 dezembro 2008

Rancho Serra do Ceira

1 comentário:

Anónimo disse...

Numa época de crise em que parece que tudo está em causa, o projecto de fazer renascer o Rancho Serra do Ceira, de novo sedeado no Colmeal, é uma prova de coragem de pessoas empenhadas e crentes, que deve merecer o apoio de todos enquanto cidadãos ou responsáveis de instituições locais, como é o meu caso.
O património da nossa zona, qualquer que seja a forma de que se revista (arquitectónico, etnográfico, gastronómico ou outro), é ou deve ser, o marco da nossa diferença e constituir o verdadeiro pilar da nossa afirmação perante aquilo que hoje se designa de fenómeno da “globalização”, que tenta, a todos os níveis, impor padrões uniformes ao nível mundial.
Sem que possamos fugir àquele fenómeno, devemos contudo e em paralelo afirmar as nossas tradições culturais que são a marca que nos diferencia de outros povos e, no caso mais concreto de outras regiões do país.
Por tudo isto, presto aqui a minha homenagem a todos os que se empenharam nesta grande projecto, dos quais destaco o meu amigo Fernando Santos, pedindo desde já desculpa por não citar aqui todos os outros que também se empenharam no mesmo sentido, uma vez que não conheço boa parte deles.
Dentro das minhas modestas limitações não deixarei de dar o meu apoio a este projecto que, estou certo, trará grandes mais-valias para a Freguesia do Colmeal e para o Concelho de Góis.

António Duarte (Soito)