23 novembro 2008

Colmeal - História e curiosidades (4)

Voltando a socorrer-nos do interessante trabalho de pesquisa levado a efeito pelo Movimento Cidadãos por Góis, ficamos a saber que: No ano de 1811, depois da passagem dos franceses, aquando das invasões, pelo nosso concelho, as tropas inglesas, que os perseguiam, também fizeram "toda a espécie de tropelias e latrocínios", de acordo com relato de uma testemunha.
.
Em 14 de Março desse ano, regista-se a entrada das tropas francesas na povoação de Ádela, seguindo depois por Açor, Colmeal, Sobral, em direcção a Celaviza. Foram cometidas muitas atrocidades. .
Em 12 de Agosto de 1853 – A Junta da Freguesia do Colmeal, presidida pelo Padre José Gaspar Caldeira, em reunião na Sacristia da Igreja de São Sebastião, delibera que se proceda à construção de um cemitério.
.
Em 27 de Novembro do mesmo ano– A Junta da Freguesia do Colmeal, presidida pelo Padre José Gaspar Caldeira, em reunião na Sacristia Paroquial da Igreja de São Sebastião, considerando que a Igreja era muito pequena para a população existente, delibera mandar construir uma capela que comunique com ela pelo lado esquerdo (seria mais tarde denominada Capela de S. José).
UPFC

Sem comentários: