10 maio 2008

IGREJA DO COLMEAL

Da Acta da Reunião Ordinária de 11/Agosto/2003 da Câmara Municipal de Góis, retiramos a seguinte parte, por dizer respeito à nossa freguesia e à nossa aldeia, o Colmeal.

“ASSUNTOS NÃO AGENDADOS
2.12 - IGREJA PAROQUIAL DA FREGUESIA DO COLMEAL – O senhor Vereador Manuel Almeida Gama, referiu que tal, como já antes havia alertado o senhor Vereador João Veiga e Moura, constatou no último fim-de-semana, o avançado estado de degradação em que se encontra a Igreja Paroquial do Colmeal.
Mais referiu, que apesar de a Câmara não ter responsabilidades directas sobre o imóvel, é importante que em colaboração com a Fábrica da Igreja do Colmeal, procure uma solução para actual situação.
O senhor Presidente informou que a Câmara já se disponibilizou por várias vezes, para colaborar na elaboração do projecto e nas obras, que reconhece serem perfeitamente justificáveis.
A Câmara tomou conhecimento.”
In “O Varzeense” de 30/Agosto/2003

“O Varzeense” de 15 de Setembro de 2003 (número a seguir) dava realce ao estado de grande degradação em que se encontrava a Igreja do Colmeal.







Temos vindo a apreciar as fotografias de outras igrejas do concelho de Góis, que têm sido publicadas no Blogóis e que aqui reproduzimos, com a devida vénia. Fotografias das igrejas em Telhada e Góis (6 de Maio), Chã de Alvares e Góis (7 de Maio), Chão dos Santos e Cortes (9 de Maio).



A nossa igreja do Colmeal surge no mesmo blogue em 8 de Maio.
Tal como na fotografia, colocada sem comentários, não há comentários possíveis a fazer. Há apenas tristeza, tristeza tantas vezes manifestada mas infelizmente nunca ouvida.


Ainda recentemente na Assembleia de Freguesia do Colmeal, realizada no passado dia 27 de Abril, muitas foram as vozes que questionaram os motivos desta degradação e do esquecimento a que está votado este templo, que semanalmente recebe os seus crentes.
A Comissão da Fábrica da Igreja sabe das preocupações e apreensões que grassam entre os naturais e residentes da freguesia do Colmeal face ao estado em que se encontra a igreja da sua sede de freguesia. A Comissão da Fábrica da Igreja e como é do domínio público, já teve várias ofertas de colaboração para que as obras comecem.
Não entendemos nem ninguém entende o porquê deste estado de coisas.











Da nossa Igreja do Colmeal, por mais que tentemos não conseguimos tirar melhores fotografias do que estas.
Mais um Agosto se aproxima e será que quem voltar à sua terra ainda vai ver a sua Igreja neste estado? Esperamos e acreditamos que não.


6 comentários:

Anónimo disse...

Realmente com o passar dos anos, é absolutamente confrangedor verificar o estado de abandono e ruina a que chegou a igreja do Colmeal. A quem pedir responsabilidades por tal desleixo, julgo que em primeiro lugar as autoridades da diocese, Bispo, Paroco, porque ao longo destes anos, se houve alguma preocupação pela conservação ela esta à vista de todos. Faltou e falta uma atitude proa-ctiva de incentivo da parte dessas pessoas que desperte os Colmealenses para a triste realidade a que se chegou e que por este andar acabara por ruir completamente. As fotografias exteriores demonstram bem o seu estado de degradação, mas o interior encontra-se em pessimo estado de conservação, nada garantindo que o tecto um dia não venha abaixo, As entidades civis falam mas nada fazem (Camara+Junta), parecendo que o edificio não esta numa freguesia de Gois. Estara???
Também da parte da União, pouco sobre este assunto foi feito!! Sera bom presagio o aparecimento no Blog, a ver se não vai cair novamente no esquecimento.
Na minha modesta opinião a primeira acção seria vender a casa paroquial que se esta a degradar a olhos vistos e seria um bom inicio para começo de obras, vejam o que fizeram em Alvares, começaram por vender também a casa paroquial, para fazer as obras na Igreja e vejam no Varzeense as dadivas que se seguiram, e têm neste momento a Igreja acabada.
Porque não fazemos o mesmo???

Anónimo disse...

É compreensível o desânimo deste comentador. O desânimo é geral em todos os Colmealenses.
A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia não poderão "fazer filhos em mulher alheia". A Igreja pertence à Comissão da Fábrica da Igreja e é a esta que compete a realização de benfeitorias.
Consta que o dinheiro está todo ele a ser sorvido pelo grande "buraco" do santuário no Carvalhal.
Também é notório o desinteresse que se verifica com a manutenção da Igreja. Vai caindo, por dentro e por fora.
A União Progressiva, pelo que tenho acompanhado, tem manifestado interesse em "acordar" os responsáveis e mobilizar as pessoas para a recuperação.
A venda da Casa Paroquial está neste momento fora de questão, como certamente saberá, por estar a ser equacionada a passagem do Centro de Dia para as suas inslações.
Todos querem ajudar, mas o primeiro passo tem que ser dado pela Comissão da Fábrica da Igreja.
Talvez levantando um pouco mais alto as nossas vozes... se consiga ouvir o descontentamento dos Colmealenses.
Ou então apliquem, como deve ser, o testamento que alguém deixou.

Anónimo disse...

Será que a União ao colocar estas fotografias no blogue vai conseguir despertar quem parece estar adormecido?
Espero bem que sim.
Um abanão faz sempre bem.
O Colmeal merece uma igreja limpa e arranjada.
Como está, é uma vergonha.

Anónimo disse...

No próximo dia 18 de Maio, a Câmara Municipal de Góis, vai realizar várias actividades à volta do tema "Património Religioso e Espaços Sagrados", no ãmbito da comemoração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios.
Seria interessante fornecer aos alunos, crianças do 1.º Ciclo de Góis, fotografias da Igreja do Colmeal, para que eles a possam "pintar" segundo as suas perspectivas.
Pode ser que alguma dessas pinturas chegue a quem de direito.

Anónimo disse...

As actividades do Dia Internacional de Monumentos e Sítios foram realizadas no dia 18 de Abril.

Anónimo disse...

É verdade. Tem toda a razão.
Já foi em 18 de Abril.
Fui "levado" por uma nota que me foi enviada e tentarei estar mais atento. Outros se enganaram na data... e fui contagiado.
Obrigado pela sua observação.