03 abril 2008

COLMEAL - Biblioteca da União mais completa



Os Colmealenses poderão desvendar o mundo misterioso da molécula num dos dez volumes que compõem uma pequena enciclopédia “História Ilustrada da Ciência” que a partir de agora irá ficar disponível na Biblioteca da União.
Pode ficar a saber como um menino tinha a paixão da matemática ou de como esta foi evoluindo ao longo dos séculos, ou ainda como as conquistas da ciência e da técnica transformaram completamente a condição do homem.
Tomar conhecimento da sensibilização que tem sido feita e que se deverá continuar a fazer para melhorar as relações entre o homem e o ambiente, estabelecendo normas para a sua protecção.
O volume dedicado à Geologia ensina-nos coisas maravilhosas sobre a terra, os oceanos ou a atmosfera que nos envolve. Ficamos a saber como os fundos marinhos são arquivos do tempo ou como a Antártida é uma fábrica de tempestades.
De entre as grandes ciências que revolucionaram e ampliaram enormemente os nossos conhecimentos, a Biologia, será sem dúvida, a menos conhecida. Num volume próprio poderá descobrir entre outras coisas o mistério da hereditariedade, a origem das espécies ou a história das Ilhas Galápagos.
As origens da Física, como as de qualquer outra ciência, perdem-se na noite dos tempos. Percorra este volume e fique a saber como nasceu a electrotecnia ou quem foi Albert Einstein e que fundamentos sustentaram a sua teoria da relatividade.
A Electrónica nas suas linhas gerais ajuda-nos a percorrer um caminho que vem desde as “misteriosas formas de energia”, passando por Marconi, pela televisão e pelas telecomunicações via satélite até às inovações mais próximas.
A Astronomia leva-nos à descoberta do infinito numa caminhada ao longo dos tempos desde as descobertas mais antigas até às mais recentes.
A desforra de Ícaro é perfeitamente explanada no volume dedicado à Astronáutica, onde podemos acompanhar toda a evolução verificada na conquista do espaço pelos humanos.
Ao lermos o volume relativo à Cibernética encontramos máquinas que substituem os homens em múltiplas tarefas e uma pergunta nos assalta – será que o robot dominará o homem?
As suas e as nossas dúvidas poderão desaparecer se lermos estes volumes que se nos apresentam com bastante clareza e simplicidade.
Ler é importante. Ler faz-nos bem.

UPFC

Sem comentários: