05 março 2008

A União vai aos Açores



Entre 18 e 25 de Maio próximo a União vai aos Açores para uma visita a quatro das suas nove ilhas.
A primeira que visitaremos será a Terceira, assim chamada por ter sido precisamente a terceira a ser descoberta. Inicialmente chamada Ilha de Jesus Cristo, começou a ser povoada por volta de 1450.
Devido à sua localização era porto de escala das naus portuguesas na sua rota das especiarias e da prata (séc. XVI e XVII).
Angra, foi a primeira localidade a ser elevada ao estatuto de cidade e só no século XIX se passa a chamar Angra do Heroísmo. Em 1983 é declarada “património mundial”pela UNESCO o que atesta o seu elevado valor arquitectónico, cultural e histórico.
Teremos oportunidade de visitar a Sé Catedral datada do séc. XVI (1570), com um interior riquíssimo, onde se destacam os azulejos, imagens, pinturas e pratas para além de móveis em jacarandá e diversos paramentos religiosos.
O Palácio dos Capitães Generais, antigo colégio dos Jesuítas transformado em residência e hoje sede de um departamento governamental, tem no seu interior valiosas obras de arte.
O Jardim Duque da Terceira, uma zona verde criada em finais do séc. XIX, apresenta-se embelezado com variadíssimas espécies bem cuidadas.
Iremos redescobrir o Monte Brasil, que permitirá uma vista deslumbrante sobre a cidade, a baía e a marina. O Pico das Cruzinhas e o Castelo de São João Batista, uma imponente fortaleza do séc. XVI.
Ribeirinha e Feteira com vista excelente para o Ilhéu das Cabras e dos Fradinhos. Depois, Porto Judeu, Baía da Salga e São Sebastião onde visitaremos a Igreja Matriz.
Porto Martins (zona balnear), Praia da Vitória (cidade natal de Vitorino Nemésio), subida ao Miradouro do Facho e Serra do Cume (545 metros de altitude) de onde se desfruta uma excelente panorâmica sobre Praia da Vitória, planície das Lajes e zona interior da ilha com os seus campos delimitados por muros de pedra e hortênsias.
Mas a Caldeira Guilherme Moniz (a maior caldeira do arquipélago com 15 km. de perímetro), Furnas do Enxofre e Pico da Bagacina (formado por lava e onde se faz criação de gado bravo) serão os pontos de passagem seguintes. Depois, os Biscoitos, uma linda zona de vinhas dividida em “curraletos”e onde se fará uma visita ao Museu do Vinho, que reúne um conjunto apreciável de instrumentos, fotografias e outros documentos relativos à produção do vinho. Piscinas vulcânicas dos Biscoitos, estrada das Doze Ribeiras, Cinco Ribeiras, Porto de S. Mateus e S. Carlos, uma zona de quintas senhoriais.
A nossa estada na primeira ilha, que afinal é a Terceira, terminará com uma grande noite de festa, com a actuação de um Grupo de Cantares Regionais.
Seguir-se-á o Faial. Mas por hoje, vamos ficar por aqui para retemperar forças.
Se estiver interessado na nossa companhia, aproveite, porque os lugares disponíveis são muito poucos. Telefone para Maria Lucília ou António Santos.
Também poderá fazer a sua reserva através do nosso endereço upfcolmeal@netcabo.pt
Venha connosco porque vai valer a pena!

UPFC

Sem comentários: