11 março 2008

Recordar "O Colmeal" 1 e 2



O Número 1 de “O Colmeal” foi publicado no dia 15 de Fevereiro de 1960 e tinha na sua primeira página, logo saltando à vista, a fotografia de uma vista parcial do Colmeal.
Na mesma página, pode-se ler o porquê, para quê e quanto relativamente ao nascimento do boletim. Em simples palavras é dito que o jornal pode causar a admiração de muita gente e que desde há muito tempo e apesar das dificuldades, é de extrema utilidade o aparecimento de um boletim paroquial. Contando que existem colmealenses espalhados pelas cinco partes do mundo e sobretudo em Lisboa, consideram o aparecimento de O Colmeal como que uma carta escrita a toda a família colmealense.
Também na primeira página, é contada a história de São Sebastião, Orago da freguesia, que passo a sintetizar:
Sebastião nasceu em Narbona e ficou órfão de pai quando foi viver para Milão. Sebastião que se dedicou inteiramente ao serviço de Deus, temendo que muitos irmãos abandonassem a fé, foi para Roma e tornou-se soldado do Imperador espalhando aos jovens soldados o mais belo da palavra convincente. As perseguições intensificavam-se aos adeptos da Cruz por parte dos imperadores romanos devido às pregações dos Apóstolos e Sebastião, aguardava a mesma sorte que os seus irmãos convertidos a Jesus Cristo, ou seja, derramar o seu sangue. Com grande espanto do Imperador Diocleciano, dispõe a seus pés as armas de soldado como inúteis e vãs, dizendo que tem um Senhor mais poderoso que o imperador: - É Jesus Cristo! Enfurecido com a fortaleza de Sebastião, Diocleciano condena-o à morte dizendo que fosse amarrado nú a um pé de louro no bosque e fosse crivado de setas. As setas arremessadas espetavam-se no corpo do jovem mas não o fizeram sucumbir. Os carrascos, julgando-o morto entregaram-no aos seus amigos que tinha como intenção comprá-lo a peso de ouro. O martírio foi consumado mais tarde sendo Sebastião espancado com os cabos das lanças dos soldados quando no dia de uma festa do imperador, Sebastião o avisou de que tanta impiedade e tirania não escapariam à Justiça Divina. São Sebastião morreu no dia 20 de Janeiro do ano de 284.
Folheando o jornal, encontram-se descritos três episódios bonitos da vida de João XXIII e a informação sobre a excursão a Fátima nos dias 25, 26, 27 e 28 do mês de Abril sendo o preço por pessoa de 140$00. Também se dá conta dos “Mordomos e Mordomas da Igreja”.
No actual ano (1960), informa o boletim, no dia 16 de Novembro comemoram-se 400 anos da elevação do Colmeal a freguesia pelo então Bispo de Coimbra, Dom João Soares. Sobre este assunto, O Colmeal diz que a data da construção da Igreja é desconhecida mas adianta que os dois sinos datam de 1836 e 1855.
Na secção “Marco do Correio” podem ler-se notícias das variadas aldeias da freguesia e, como extensa que é a página, vou transcrever os que mais a atenção me chamaram:
Colmeal: No dia 20 de Janeiro realizou-se no Colmeal, a festa em honra de S. Sebastião, padroeiro da freguesia, com a tradicional distribuição do Bodo.
Ádela: …receberam o Sacramento do Matrimónio, Augusto Firmino, de Folques, com Maria José dos Santos, do Soito.
Soito: …29 de Janeiro efectuou-se o casamento de António Henriques dos Santos, dos Cepos, com Ricardina da Costa Henriques de Almeida, do Soito.
Carrimá: Pensa-se na construção de uma capela, dedicada ao Imaculado Coração de Maria.
Aldeia Velha: A imagem de Nª. Sª. do Livramento foi restaurada; as imagens de Nª. Sª. de Fátima e de Stº. António, foram substituídas.
Açor: Prosseguem, e com rapidez os trabalhos a cargo da Junta de Freguesia, para o abastecimento de água.
Carvalhal: …dia 7 do corrente… recebeu o sacramento do Baptismo, Maria de Fátima Almeida Santos, filha dos Srs. Américo dos Santos e de Maria do Nascimento de Almeida.

Das curiosidades que O Colmeal nos dava a conhecer, refiro que o elevador, em 1852, foi inventado por um homem chamado Otis. Na última página e na rubrica “Sempre Alegres”, três anedotas eram publicadas onde se pode ler uma onde um senhor de 99 anos foi de bicicleta visitar o próprio pai.

Dia 15 do mês de Março, saia o número 2 de O Colmeal. Uma fotografia do Senhor da Amargura sobressai na primeira página onde também se pode ver um excerto do sermão pregado pelo Padre Urbano Gonçalves de Abreu Cardoso no dia da inauguração da Capela do Senhor da Amargura no seu Santuário das Seladas no Colmeal no ano de 1894. “Tempo Santo” é também na primeira página, titulo para relembrar a importância da Quaresma.
Na rubrica “A Vida de O Colmeal”, nota-se o agrado do seu fundador e responsável pelos elogios recebidos via postal e verbal de toda a comunidade e, que ultrapassaram toda a sua expectativa embora soubesse de antemão que o boletim seria bem sucedido, seguindo-se uma extensa lista com os nomes das pessoas que escreveram bem como os de que pagaram suas assinaturas.
Virando as folhas, encontra-se um “Resumo das Contas da Igreja” onde se pode verificar um saldo positivo de 6.506$00 relativo aos anos de 1957, 1958 e 1959. Relembrando a excursão a Fátima, “O Colmeal” informa que a lotação da 2ª camioneta está quase esgotada.
“Marco do Correio” na edição de Março informa o seguinte:
Colmeal: No dia 18 do corrente realizou-se na Igreja Paroquial o Aniversário da Almas a que assistiu muita gente. Tomaram parte nas cerimónias, além do Pároco da Freguesia, os Reverendos Párocos de Pampilhosa da Serra, Fajão, Cepos e Teixeira e Pessegueiro. Foi posta em arrematação a resinagem dos pinheiros existentes nos terrenos da Junta, que rendeu 22 contos, esse dinheiro será gasto em diversos melhoramentos a realizar brevemente na freguesia.
Soito: …7 de Fevereiro recebeu o Sacramento do Baptismo, Fernando de Almeida, filho do Sr. António de Almeida e da Sr.ª Urbana de Almeida.
Açor: Estão completos os trabalhos de revestimento da mina para abastecimento de água à povoação e espera-se a visita do Sr. Engenheiro para depois serem comparticipadas as obras do fontanário.
Vale D’Asna: Recebeu o Sacramento do Baptismo no dia 14, na Igreja Paroquial, Alberto do Amaral Cardoso, filho do Sr. António Cardoso e da Sr.ª Soledade do Amaral.

Das curiosidades que “O Colmeal” deu a conhecer neste seu segundo número, destaco duas: o facto de o jornal “Notícias de Pequim” ser o mais antigo do mundo pois sua publicação conta com mais de 1.400 anos e também a engraçada história de Francisco Seldon, um francês que esteve preso 69 anos por ter rido da careca do Rei Luís XIV.
“Sempre Alegres” conta uma anedota que não consigo deixar de transcrever:
Era Domingo e o Sr. Prior de uma freguesia, já paramentado esperava a hora da Missa, quando uma forte indisposição o impede de a celebrar. Chama o Sacristão e dá-lhe estas recomendações: «Como estou adoentado, vai à Capela-Mor, apresenta as minhas desculpas ao povo e diz que no dia 29 é dia de São Pedro e São Paulo e que há o casamento de Fulano com Fulana, se houver algum impedimento, que o declarem. Na quinta-feira há confissões porque a próxima sexta-feira é a primeira do mês; diz também que se encontra um embrulho que está guardado na Sacristia» O Sacristão, todo empenhado em cumprir as ordens do seu Prior dá conta do recado da seguinte forma: «Na quinta-feira é a primeira sexta-feira do mês e na véspera há confissões; no dia 29 é o casamento de São Pedro e São Paulo com Fulano e Fulana e se houver algum impedimento, guarde-o no embrulho, que está na Sacristia».

Colmealenses, por agora é tudo, até breve.

Henrique Miguel Mendes

Sem comentários: