27 fevereiro 2008

COLMEAL - Mostra e venda de artesanato e produtos locais

No Colmeal, face à sua localização, no fim-de-semana da Páscoa vai poder adquirir artesanato ou produtos regionais numa mostra que se pretende ser a primeira de várias. António Duarte, presidente da Comissão de Melhoramentos do Soito, expressou recentemente no blogue da União Progressiva “uma ideia que considera ser útil numa perspectiva de luta contra a desertificação em que todos estamos empenhados – a realização de feiras/mostras tendo em vista o escoamento de alguns produtos locais. A actividade económica na freguesia está muito reduzida e em grande parte motivada pela idade já avançada da maioria da população residente. No entanto, alguns ainda vão teimando em produzir mel e queijo, fazer tapeçaria ou tecidos em lã, construir pequenas casas de xisto ou ainda amanhar courelas de onde retiram os seus produtos agrícolas tratados com muito amor. Alguns dos poucos jovens que ainda vivem nas nossas aldeias vêm produzindo igualmente peças de um artesanato diferente, mais moderno, fruto da globalização e também ele com grande procura. Nas povoações do Soito e do Sobral já foram dados os primeiros passos com mostras como a que agora se pretende efectuar no Colmeal. Também aquando de algumas realizações da União Progressiva, como a canoagem, as caminhadas e há pouco tempo o magusto nas Seladas, se verificou apreciável interesse por produtos como o mel, o queijo de cabra e a aguardente de medronho com mel. Aliado ao interesse em mostrar o concelho de Góis, a freguesia do Colmeal e as suas paisagens, a sua gastronomia e as suas gentes, a União Progressiva tem privilegiado a divulgação dos produtos locais junto dos associados e de todos os que nos visitam, pelo que de imediato expressou a sua concordância a esta ideia e tudo fará para que ela seja coroada de êxito. É fundamental e imprescindível que as restantes Comissões da freguesia e a própria Junta se associem a esta manifestação que visa dinamizar e encorajar os nossos artesãos. O interesse é de todos e este evento pode/deve ser encarado como um motor que visa dotar de alguma esperança os residentes na freguesia. É imperioso sensibilizar os nossos conterrâneos e associados para a sua presença neste fim-de-semana mais alargado e para que adquiram produtos cuja proveniência é de todos conhecida. E levar uma peça de artesanato, um frasco de mel ou uns queijos para oferecer aos amigos é uma maneira simples e simpática de divulgar os nossos produtos. Temos que ser nós, devemos ser todos nós e pelos meios que estão ao nosso alcance, a divulgar, a dar a conhecer o que de bom temos nas nossas terras, nas aldeias que nos viram nascer. Venha estar connosco nesta mostra. Ajude-nos a divulgar os nossos produtos e a nossa freguesia. Os nossos artesãos esperam por si!
.
UPFC

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou certo de que à semelhança das realizações anteriores da UPFC este será um acontecimento de sucesso, que pela sua inovação irá levar ao Colmeal um grande número de pessoas, que para além dos produtos que naturalmente irão adquirir, tem oportunidade de saber o que ainda se produz e quem produz, para poder adquirir os produtos noutras ocasiões que ali se desloquem.
Será também uma surpresa para todos os que ali se deslocarem, mesmo os que habitam permanentemente na Freguesia, verificar que ainda ali existem muitas coisas boas e bonitas feitas com esforço, carinho, habilidade e imaginação.
O artesanato e os produtos genuínos não podem contudo ser vendidos a preços das lojas chinesas, por isso será bom que as pessoas pensem nisso, afim de não fazerem comparações injustas. Se é bom comprar o que é português porque estamos a criar riqueza no nosso país, ainda é melhor comprar o que é da nossa zona, porque estamos a ajudar a preservar a vida nas nossas terras.
É que, como eu costumo dizer se Góis é interior, a Freguesia do Colmeal é o interior do interior e por isso merece ainda mais a nossa atenção.
Por isso, ao oferecer aos familiares e amigos prendas provenientes do Colmeal, tem a vantagem de oferecer produtos úteis de qualidade e de dar um contributo para o desenvolvimento da sua terra.
Apelo pois a todas as colectividades da Freguesia para se associarem a este e outros eventos idênticos que por certo se seguirão, incentivando os seus associados para irem passar a Páscoa à sua aldeia e aproveitarem esta oportunidade para viver algo de inédito acontecer na nossa Freguesia. É também importante que a aquisição dos produtos, se faça com alguma regularidade ao longo do ano e não apenas nestas mini feiras.
Penso que esta iniciativa deveria também envolver as Freguesias serranas vizinhas, não só pela participação dos seus artesãos, mas também das pessoas que por lá estarão nesta época (sobretudo Cadafaz e Cepos).

António Duarte - CM SOITO